Pré-sal

Ato em defesa dos royalties do petróleo reúne 2 mil pessoas, no ES

Apenas 2 mil pessoas compareceram ao ato público em defesa dos royalties do petróleo.

Expectativa da organização era de que o ato fosse reunir 100 mil capixabas.
Gian e Giovane, César Menotti e Fabiano e Romário participaram.


Os capixabas não se animaram muito para comparecer ao protesto em defesa dos royalties de petróleo, na noite desta segunda-feira (28) na Prainha, em Vila Velha, na Grande Vitória. A expectativa dos organizadores era de que o ato fosse reunir 100 mil pessoas, mas de acordo com a Polícia Militar, cerca de 2 mil compareceram. Os organizadores acreditam que a chuva, que atinge o Espírito Santo desde domingo (27), pode ter sido a principal causa.

O ato teve a participação das duplas Gian e Giovane, César Menotti e Fabiano, Gilmelândia, Carlinhos Felix, Jorge e Ludmila Biná, Adriano Gospel Funk, cantora e deputada Lauriete, além do ex-jogador e deputado federal Romário (PSB/RJ).

Um dos organizadores do evento, o senador Magno Malta (PR-ES), defendeu os interesses do estado. "Quando a presidente Dilma disse na reunião de liderança que o Senado tinha passado dos limites, ela nos deu esperanças. Eu entrei com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, por que o senado feriu o artigo 60 da Constituição. É cláusula pétrea, é conquista, só se muda com uma constituinte e não como uma lei, é como aprovar pena de morte. Dilma disse que não vota esse ano e também não vota no próximo porque é ano eleitoral. Nós teremos tempo para discutir", disse Malta.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse que 2011 está sendo muito difícil. "Estamos em um ano de muita angústia, de muito trabalho e de muita instabilidade. O que depende do estado estamos organizados, mas o que depende da política nacional estamos com problemas. Precisamos convencer a presidente Dilma e o Congresso Nacional daquilo que a gente está prestes a sofrer de prejuízo e ofensas no nosso direito”, disse o governador.

Fundap


Na tarde desta terça-feira (29), o governador Renato Casagrande viaja para Brasília para mais uma rodada de negociações para sensibilizar os senadores líderes de bancadas dos partidos sobre a importância do Fundo de Compensação das Atividades Portuárias (Fundap) para a economia do Espírito Santo.

Durante a tarde, Casagrande também se reúne com a Bancada Federal do Estado para debater novas movimentações a respeito das ameaças aos recursos gerados pela exploração do petróleo brasileiro.

Fonte: G1

Brasília-DF // Esplanada dos Ministérios - Senado Federal - Ala Tancredo Neves, Gabinete 57
Telefone: +55 61 3303-4161/1656
E-mail: magnomalta@senador.gov.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADE
CONECTE-SE A NÓS