Pré-sal

Royalties: Rio e Espírito Santo podem ter fechamento de estradas como forma de protesto, diz Magno Malta

Após reunião com deputados das bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, realizada em seu gabinete nesta segunda-feira (31), o senador Magno Malta (PR-ES) previu novas ações de fechamento de rodovias como forma de pressão dos dois estados contra a redistribuição dos royalties do petróleo. Além do bloqueio de estradas federais nas divisas dos estados, não está descartado interromper o tráfego na rodovia Presidente Dutra -a mais movimentada do país, que liga os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo - em data e local não revelados.

- Se precisar para chamar a atenção da presidente, a gente fecha até a Ponte Rio-Niterói - disse o senador.  

O fechamento da Via Dutra, segundo o parlamentar, deverá ser feito num trecho que dificulte a saída para outras estradas. Magno Malta acredita que fechar estradas pode fazer o governo federal mostrar sensibilidade à causa dos estados produtores de petróleo.

- Quem ensinou isso não foi o Lula? Chegue na porta da fábrica e pare. Se o patrão não te atender, você invade a fábrica - continuou o senador.

O grupo parlamentar reivindica a criação de uma comissão, com a participação dos governadores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e de técnicos do Ministério da Fazenda, para rediscutir a divisão dos royalties.

Magno Malta protestou contra a atuação do senador Wellington Dias (PT-PI), que segundo ele teria mentido para os capixabas quanto ao relatório do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), e convidou os dois senadores para participar da comissão e conhecer melhor a situação dos produtores.  

- Lula tinha um compromisso de não punir os estados produtores. O relatório de Vital do Rêgo diz que toda a desgraça, toda a miséria de infraestrutura e fome do Brasil é culpa desses dois estados que ficaram com a riqueza inteira e penalizaram o Brasil. É o negócio mais descarado que já vi em toda a minha vida.

Os parlamentares fluminenses e capixabas também estudam contestar a partilha dos royalties no Supremo Tribunal Federal.

Fonte: Agência Senado

Brasília-DF // Esplanada dos Ministérios - Senado Federal - Ala Tancredo Neves, Gabinete 57
Telefone: +55 61 3303-4161/1656
E-mail: magnomalta@senador.gov.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADE
CONECTE-SE A NÓS