Notícias

Magno Malta vai ouvir o curador da Queermuseu, que foi convocado pela CPI dos Maus-Tratos

A CPI dos Maus-tratos em Crianças e Adolescentes vai ouvir, amanhã, na quarta-feira (4), às 14h30, o curador e escritor Gaudêncio Fidélis, que foi curador da mostra Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira. Gaudêcio Fidélis tinha sido convidado anteriormente, mas alegou problemas de agenda e não compareceu, assim, o presidente da CPI, senador Magno Malta aprovou o requerimento convocando o curador da mostra, que foi suspensa após denúncia de apologia à pedofilia e ao abuso sexual de crianças e adolescentes e à zoofilia. “Quero ouvir o curador da polêmica amostra e esclarecer vários pontos importantes”, disse Magno Malta.

A mostra foi aberta no Santander Cultural, em Porto Alegre (RS), no dia 15 de agosto, onde devia permanecer até 8 de outubro, mas foi cancelada em virtude do protesto de frequentadores, que identificaram na exposição imoralidade, blasfêmia e apologia à zoofilia e pedofilia.

Na quinta-feira (5), às 10h, a CPI vai ouvir mais quatro depoimentos. Entre os convocados está a dona de casa Luana Batista dos Santos, que mora em Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia (GO). Conforme a justificativa do senador Magno Malta, Luana dos Santos espancou seu filho de 7 anos, filmou as marcas deixadas pelo espancamento e enviou as imagens para o pai do menino, que mora em Araguaína (TO).

A mãe ainda teria ameaçado matar a criança. As imagens foram postadas nas redes sociais, provocando reação e indignação na sociedade. A agressora foi presa no último dia 19 de setembro e o filho entregue ao pai.

A CPI foi criada para investigar as irregularidades e os crimes relacionados aos maus-tratos a crianças e adolescentes no país. “Vamos fazer oitivas em diversos estados que tem incidência de crimes contra crianças e no final apresentaremos uma nova legislação que possa coibir e punir os abusadores de crianças e adolescentes no Brasil”, finalizou Magno Malta.

Assessoria de Imprensa

Brasília-DF // Esplanada dos Ministérios - Senado Federal - Ala Tancredo Neves, Gabinete 57
Telefone: +55 61 3303-4161/1656
E-mail: magnomalta@senador.gov.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADE
CONECTE-SE A NÓS