Notícias

Ministro revela na CPI dos Maus-Tratos que 10% da população sofrem depressão que favorece o suicídio

O Ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, convidado pelo presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra Criança e Adolescente, senador Magno Malta, iniciou sua explanação citando o crescente aumento da depressão infantil que pode levar ao suicídio. “A primeira infância, que começa na gestação e vai até os 6 anos, é quando forma as conexões da memória. Neste estágio, principalmente no início da vida, a criança tem o padrão genético, mas o ambiente reflete no comportamento, inclusive as pessoas que estão perto, nos primeiros mil dias, são referências. Se neste período a criança é abusada e maus-tratada, com certeza, ela não se organiza e deixa dano permanente. Quanto mais cedo a criança é protegida sua vida será cada vez melhor”, falou o Ministro.

“A mãe que sofre de depressão pós-parto reflete para criança, que tem dificuldade de se organizar. Mas se a mãe saudável, que conta histórias, conversa com a criança e articula bem as palavras, a criança se organiza melhor as palavras no cérebro”, explicou o Ministro para os senadores.

Ministro Osmar Terra, que é médico, apresentou recentes pesquisas comprovando a emoção das palavras da mãe na emoção das crianças. Cenas de mãe cantando fazem criança sorrir e até chorar ou emocionar. “A senadora Ana Amélia ficou encantada com o vídeo. “Sensacional o poder das palavras na emoção das crianças”, vibrou a senadora.

O Ministro também falou do Criança Feliz, trata-se de projeto para atender presencialmente famílias em situação de vulnerabilidade famílias, com foco em gestante e crianças até seis anos. “Hoje nossa luta é levar o projeto para todos os municípios brasileiros. É a melhor forma de prevenir depressões e evitar o aumento de suicídios”, finalizou Magno Malta.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Brasília-DF // Esplanada dos Ministérios - Senado Federal - Ala Tancredo Neves, Gabinete 57
Telefone: +55 61 3303-4161/1656
E-mail: magnomalta@senador.gov.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADE
CONECTE-SE A NÓS