CPI da Pedofilia

Operação Carrossel 2 já realizou 50 buscas em SP e quatro no DF

A Operação Carrossel II, iniciada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (03/09) já realizou 50 buscas em São Paulo e quatro no Distrito Federal. Até o momento, no entanto, a polícia não confirmou nenhuma prisão. Ao todo, a operação executará 113 mandados de busca e apreensão em 17 estados e no DF.

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, o delegado chefe da Unidade de Repreensão a Crimes Cibernéticos da PF, Adalton Martins, afirmou que as apreensões continuarão até sexta-feira (05/09). Segundo ele, foram identificados como locais de conexão estabelecimentos e áreas que possuem acesso à internet, como aeroportos, hotéis e empresas. “Não há informações de acessos de órgãos públicos que eu tenha notícia”, destacou o delegado.

Martins explicou, ainda, o fato de não existirem mandados de prisão a serem cumpridos pela operação. “Apesar da tecnologia que proporcionou a operação, o Brasil não tem como prender ninguém a não ser que a pessoa seja pega enviando ou recebendo material”, concluiu.

Entre os materiais recolhidos estão computadores, pen drives, CDs e outros dispositivos que possam conter evidências de pedofilia. O próximo passo da operação – que caberá à perícia – será a abertura dos HDs para que sejam colhidas as informações armazenadas e, possivelmente, identificados os usuários dos computadores.

Carrossel 1

A Operação Carrossel 2 partiu de investigações independentes da Polícia Federal e ainda não tem relação direta com a Carrossel 1 -- que ocorreu em dezembro de 2007 e que prendeu três pessoas. No entanto, durante a análise dos computadores apreendidos, a polícia pretende averiguar se há ligação entre os envolvidos nas distintas operações.

Segundo o senador Magno Malta (PT-ES), as prisões da Carrossel 1 devem começar imediatamente. Por sua vez, todas as informações do inquérito da Operação Carrossel 2 serão encaminhadas à CPI da Pedofilia, que acontece no Senado.

Fonte: Correio Brasiliense

Brasília-DF // Esplanada dos Ministérios - Senado Federal - Ala Tancredo Neves, Gabinete 57
Telefone: +55 61 3303-4161/1656
E-mail: magnomalta@senador.gov.br

FIQUE POR DENTRO DAS NOVIDADE
CONECTE-SE A NÓS